Por Davi Arcanjo*

O quarterback de Washington é o mais novo membro do Atlanta Falcons.

Penix Jr. foi escolhido pela franquia na 8ª pick geral, o que é considerado um reach por um grande número de especialistas (talvez todos).

Porém ainda há motivos para que os torcedores dos Dirty Birds vejam as coisas pela perspectiva do “copo meio cheio”. 

Venho por este meio apresentar três razões que fazem essa escolha dos Falcons ter pelo menos um pouco de lógica. 

Jogador talentoso em um ataque promissor

Não é todos os dias que vemos um quarterback com uma média de 340 jardas aéreas por jogo em suas duas últimas temporadas de college football.

O camisa 9 dos Huskies é o primeiro QB universitário a ter duas temporadas seguidas com pelo menos 4.500 jardas passadas desde Patrick Mahomes.

Seu bom braço para passes longos e precisão fora dos números são louváveis, além de ter uma admirável presença de pocket e boa velocidade e agilidade para a posição (tornou-se um corredor mais conservador devido às suas lesões em Indiana, mas, desde que chegou à Universidade de Washington, não teve mais nenhuma perda de jogos por contusão). 

Penix venceu 25 das suas últimas 28 partidas e será adicionado a um ataque com Bijan Robinson, Kyle Pitts e Drake London. Este jovem grupo ofensivo irá evoluir consideravelmente com o passar dos anos e, quando a hora chegar, já será um jogador mais maduro e com parceiros de equipe ainda mais preparados para o sucesso. 

Outros times queriam o Penix

Pelos mesmos motivos relacionados à sua carreira citados anteriormente, foi despertado o interesse de outras equipes no canhoto.

De acordo com o jornalista James Palmer, pelo menos três franquias tentaram subir no Draft para adquirirem este QB em uma escolha top 10, sendo elas Seattle Seahawks, New Orleans Saints e Las Vegas Raiders. Possivelmente estariam negociando uma troca com Chicago, caso ele ainda estivesse disponível na pick 9, que não foi o caso. 

Não seria a primeira vez a vermos um time pegar um jogador para atrapalhar a vida de seus rivais. Vimos isso recentemente quando os Eagles pegaram Dallas Goedert, potencial escolha dos Cowboys, e Da no ano seguinte CeeDee Lamb, potencial escolha dos Eagles. Atlanta não apenas prejudicou um rival de divisão, mas também um dos times que poderiam vir a roubar sua vaga nos playoffs da NFC. Já dizia o poeta: “pimenta nos olhos do outro é refresco.” 

“You like that?!”

Como todos sabem, uma das grandes mudanças no cenário dos rosters da NFL foi a chegada de Kirk Cousins aos Falcons. O ex-jogador de Minnesota assinou um contrato de US$ 180 milhões por 4 anos, com US$ 50 milhões no signing bonus

Terry Fontenot, GM do Atlanta Falcons, admitiu que, mesmo Kirk sendo o QB1, Penix é talentoso demais para deixar passar. Talvez isso seja uma confirmação de que o recém-draftado sirva para fazer Cousins trabalhar mais duro e jogar com mais vontade, já que a certeza absoluta de titularidade não existe mais.

MPJ com certeza fará de tudo para mostrar que merece ocupar a vaga de first string quarterback da equipe, por outro lado o veterano quer manter a sua posição e mostrar que ainda tem muita lenha para queimar. Ele iniciará a temporada de 2024 com seus 36 anos de idade. 

Mesmo que o Penix seja o QB2 de imediato (o que provavelmete vai acontecer), ele terá a oportunidade de aprender ainda mais sobre o jogo com um atleta experiente e renomado na NFL, assim como aconteceu em Green Bay com Jordan Love aprendendo com Aaron Rodgers, que aprendeu com Brett Favre. 

Em resumo, é claro que os Falcons têm outras posições a serem supridas em seu elenco e que poderiam adquirir nomes como Dallas Turner, Byron Murphy ou até mesmo Rome Odunze, mas acredito que ainda haja esperança de esta ousada aposta acabar sendo recompensada no futuro.

Penix Jr. é um ótimo prospecto e pode ser um grande investimento a longo prazo para ATL. 

*Davi Arcanjo tem 21 anos e é narrador e comentarista da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa.

2 respostas para “Michael Penix Jr.: 3 razões para elogiar a escolha dos Falcons ”.

  1. Eu juro que tento entender a escolha mas HOJE não vejo sentido nela rsrs.

    Curtir

  2. Excelente texto . Chegou a me convencer pela escolha. PS: eu tinha colocado Penix nos meus Patriots, mas na 34

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência